O Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) e o Telecurso têm por objetivo oportunizar a conclusão do Ensino Fundamental para jovens e adultos que por algum motivo tiveram que deixar a escola. O EJA é desenvolvido pelo Governo Federal através da Secretaria de Ação Continuada, Alfabetização e Diversidade em parceria com as Secretaria Municipais de Educação. Já o Telecurso é um projeto da Fundação Roberto Marinho e do Serviço Social da Indústria (SESI). O Programa de Educação de Jovens e Adultos funcionam em 14 escolas da Zona Urbana de Patos em uma escola da Zona Rural.
As aulas são presenciais e lecionadas por professores capacitados para trabalhar a metodologia do Programa. Já o Telecurso funciona em 7 escolas de Patos. Nos dois projetos, os alunos dispõem de material didático desenvolvido seguindo orientações curriculares do MEC, com conteúdos organizados por eixos temáticos.
Segundo os coordenadores dos Programas em Patos, Josimar Gomes e Elizabete Oliveira, matricularam-se este ano no EJA e no Telecurso cerca de 1.700 alunos. Podem matricular-se nos Programas adolescentes a partir de 15 anos e seis meses que tenham deixado o estudo regular e estejam fora da faixa de idade escolar.
Reportagem: ASCOM/PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário