Nos tempos de escola muito ouvíamos falar em soluto e solvente. Os termos sempre confundiam nossas cabeças. Para que isso não mais aconteça, é só entender que, numa mistura, soluto é aquele que está em minoria, como se fosse o intruso e solvente é aquele que está em maioria. Se pudesse ser considerada uma mistura, duas mulheres (não que fossem intrusas) numa câmara de vereadores que tem 20 homens poderiam ser consideradas (as mulheres) como soluto e os homens como solventes.
Consideremos ar e água. Há duas hipóteses: o ar dissolvido na água e a água dissolvida no ar. O primeiro caso, onde o ar é o soluto e a água o solvente: acontece nos corpos d'água. Quando se diz que um rio é bem oxigenado é porque as águas desse rio têm bastante oxigênio dissolvido ou poderíamos dizer que tem muito ar dissolvido; o fato de se falar oxigênio ao invés de ar é porque a parte nobre que interessa do ar é o oxigênio. No segundo caso, isto é, a água dissolvida no ar, é o caso da atmosfera, onde a água é que é o soluto que vai se incorporar ao ar, este como solvente. Quando se fala que o ar está muito úmido é porque esse ar tem muita água nele dissolvida.
E o nosso rio espinhara, precisa urgentemente de um balão de oxigênio, ou melhor, que cuidamos para recuperar o seu leito como nos velhos tempos.
Será que é impossível as nossas autoridades realizar este grande sonho? Ver o leito do nosso rio, com plantações de batata, etc. quem da nossa geração não comeu algum legume plantado no rio espinhara?
Vamos salva o este patrimônio da nossa historia, o meio ambiente agradece.
Você sábia?
Economista Madiel Conserva
Ex-Vereador de Patos e Presidente do Partido Verde de Patos
Nenhum comentário:
Postar um comentário