Foi aprovado pelo Senado e sancionado como Lei pelo Executivo o Projeto original da Câmara que regulamenta a profissão de repentista e cordelista.
O autor da proposta, deputado André de Paula, do Democratas de Pernambuco, falou sobre a importância do repentista e do cordelista para a cultura popular do Nordeste e o ganho que esses profissionais vão ter como nova categoria profissional. "Ver esse projeto aprovado foi motivo de muita alegria. Porque essa solicitação me foi feita pelos artistas populares do Nordeste. Pelos cordelistas, pelos repentistas, pelos profissionais que dedicam sua vida à manutenção de nossa identidade regional, de nossa cultura.
Esses profissionais que fazem isso com enorme sacrifício, enfrentando muitas difculdades profissionais, eles não eram reconhecidos como profissão. Eles não tinham a possibilidade de ter a defesa de seus interesses feita por um sindicato, por uma entidade que tenha a obrigação formal de defender os interesses.
Eles a partir de agora são considerados como músicos." Repentista é o profissional que utiliza o improviso rimado para transmitir a cultura e a tradição popular através do canto e da fala. Quando o profissional se utiliza da escrita, trata-se da literatura de cordel.
Reportagem: Cláudio Paschoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário