Começa logo mais as 7 horas Mutirão da Limpeza do Pico do Jabre em Matureia. O evento será promovido pelo Instituto Jabre, uma ONG que trabalha com ações socioambientais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Matureia.
A limpeza parcial do Pico do Jabre será uma iniciativa conjunta da população do município para minimizar os impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixo deixado por visitantes e por empresas operadoras de telecomunicações durante a manutenção e ampliação dos equipamentos.
No Pico existem vários problemas que vêem se acumulando durante anos. Antenas desativas e abandonadas há mais de dez anos, pichações nas pedras, extração indevida de pedras, entulhos de ferragens, aterramento de caverna histórica, excesso de antenas e árvores e animais ameaçadas pela ação do homem.
O atraso no processo de desapropriação impede a liberação de projetos através do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o repasse de recursos legais das empresas que exploram os sinais de comunicações ameaçando todo Parque Ambiental que está sem recursos para a manutenção das ações de preservação ambiental.
Segundo o prefeito de Matureia, Daniel Dantas, o processo de desapropriação depende de um acordo político entre a Prefeitura de Matureia e o Governador José Maranhão, que já demonstrou sensibilidade para os problemas ambientais do Pico do Jabre. Enquanto isso não acontece, Dantas afirmou que vai apoiar o trabalho de todas as ONGs, universidades, pesquisadores e ambientalistas que atuarem em favor da preservação do Parque Ambiental Pico do Jabre
Nenhum comentário:
Postar um comentário