Marenilson Batista, delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que coordenou as discussões, explicou detalhadamente o que vem a ser os Territórios da Cidadania e ouviu os principais problemas vividos por cada município, informações essas que vão ser levadas para a esfera federal quando da implantação dos novos territórios.
Houve muita queixa sobre a burocracia do governo federal, o que prejudica as iniciativas municipais de melhorar a vida da população. “Nosso dever é fazer que essa burocracia, esses entraves diminuam. Acreditamos que com a participação efetiva dos prefeitos, sociedade civil e órgãos estaduais e federais, a gente terá importantes ganhos para o povo do Médio Sertão”, comentou Batista.
Em Patos já vem sendo realizada a feira agroecológica, que tem diversos parceiros, além da Prefeitura. Pequenos produtores (30), organizados, comercializam seus produtos sem agrotóxicos diretamente com os consumidores, sem a presença do atravessador. Na Paraíba existem apenas três territórios da cidadania, na Zona da Mata do Norte, do Sul e na Borborema.
Os prefeitos do Médio Sertão foram convidados a participaram, juntamente com os secretários do lançamento dos Territórios da Cidadania, data a inda a ser anunciada, quando o presidente Lula anunciará via teleconferência as principais ações do programa.
Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário