quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Seminário dscute a violência doméstica infanto-juvenil


Começa nesta sexta-feira (10) o I Seminário Paraibano sobre Violência Doméstica Infanto-juvenil: Gritos no Silêncio do Lar. O evento trará reflexões, discussões e debates, visando organizar uma mobilização para promover uma cultura de respeito à dignidade das crianças e adolescentes.

O seminário, que acontecerá nesta sexta e sábado (11), no Auditório do Unipê, está sendo realizado pelo MPPB, através da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de João Pessoa-PB, em conjunto com o Juizado da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Segundo a coordenadora do seminário, Promotora de Justiça Soraya Escorel, além das discussões, o evento objetiva sugerir propostas de enfrentamento da violência doméstica contra as crianças e adolescentes. “Se a violência é uma problemática difícil de enfrentar, é também um desafio que conclama a sociedade a atuar na linha de frente, ciente de que para além da punição é preciso prevenção e acompanhamento das crianças, adolescentes e seus familiares”, alertou Soraya.

O seminário tem como público-alvo magistrados, integrantes do Ministério Público, psicólogos, assistentes sociais e serventuários da Justiça, além de educadores, profissionais do sistema de Saúde, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, estudantes e universitários interessados pela temática, especialmente das áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social, Educação e Saúde.

Durante o seminário ocorrerão as seguintes palestras: A problemática da violência sexual infanto-juvenil no Brasil: política de enfrentamento – disque 100; Abuso sexual contra criança e adolescente e o silêncio da família; A violência doméstica e os vários modelos de família; Violência doméstica e os novos paradigmas de proteção da criança e do adolescente; Interfaces no atendimento das vítimas de violência sexual; A escuta da criança no sistema de justiça brasileiro e o depoimento sem dano; Violência doméstica e o dever legal de denunciar; Exploração sexual de crianças e adolescente e o Código de Conduta do Turismo: uma ação conjunta (MPPB e MPT).

São esperados cerca de 400 participantes. As inscrições custam R$ 50,00 para estudante e R$ 100,00 para profissionais e estão abertas desde a última terça-feira (7). Podem ser feitas na Promotoria de Infância e Juventude da Capital, localizada no 1º CAOP, na rua Rodrigues Chaves, 65, Bairro do Cordão Encarnado, vizinho ao Hotel JR, em frente ao Sesi e também na Coordenação de Direito do Unipê. Reservas e confirmação de inscrições podem ser feitas pelos telefones: 2107-6138 e 2107-6124.

As inscrições para conselheiros tutelares e conselheiros de direitos serão gratuitas e disponibilizadas pela coordenação do evento. Em razão de alguns patrocínios e apoio ao evento, parte das inscrições serão repassadas para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, que se encarregarão de distribuir entre os profissionais interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário