quarta-feira, 19 de maio de 2010

MinC contempla Patos com o Projeto ‘Centro de Formação Artística para Jovens’


Visando despertar na sociedade a consciência cultural, a cidade de Patos (PB) foi privilegiada com o projeto, Centro de Formação Artística para Jovens (CENFAJ), pelo Programa Mais Cultura do Governo Federal, idealizado pelo ator e agente cultural, Messias Soares, como meio de valorizar aos jovens artistas de comunidades carentes.

O CENFAJ será realizado com oficinas artísticas em artes plásticas, teatro e artesanato, destinadas a jovens, com idades entre 18 e 29 anos, dos bairros Vila Cavalcanti, São Sebastião e Mutirão. Cada mini-curso terá um total de 10 (dez) horas-aula, com certificado e material grátis. As oficinas serão ministradas por artistas locais, já conhecidos na região, como Jr Misaki (Pintura a Dedos), Amaral (Interpretação Teatral) e Marlene Nunes (Artesanato com Reaproveitamento de Resíduos Sólidos).

Segundo Messias Soares, o projeto privilegiará os jovens de periferias, a terem um contato direto com a arte. “Sabemos que as drogas deixaram de ser um problema apenas dos grandes centros urbanos, infelizmente, a nossa cidade não foge dessas estatísticas, a ausência de trabalhos sociais voltados diretamente aos bairros carentes, oportuniza cada vez mais, os jovens a se envolverem nesse mundo mais cedo, o meu projeto não resolverá essa causa, mas espero deixar plantada, uma semente para que possa crescer e gerar bons frutos futuramente, através da dessas manifestações artísticas que serão oferecidas”, ressaltou.

De acordo com a presidenta da associação dos moradores da Vila Cavalcante, Creuza Silva Morais, o CENFAJ engrandecerá as atividades culturais do bairro. “Estamos felizes com a realização dessa ação em nossa comunidade, os jovens estão ansiosos para participarem destas oficinas, a procura está além do número de vagas oferecidas, esperamos que outras iniciativas como esta, sempre apareçam, pois só enriquece o nosso bairro”, comentou.

O projeto tem previsão de ser executado a partir do mês de junho deste ano, com o apoio das Associações dos Moradores das comunidades contempladas, assim como a parceria do Governo Federal, Ministério da Cultura, Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e da Subsecretaria Executiva de Cultura da Paraíba.

Para cada mini-curso, estão sendo oferecidas apenas 10 (dez) vagas, por oficina, as inscrições começam no final deste mês e serão gratuitas, para participar, os interessados deverão procurar as Associações dos Moradores, dos bairros citados. Para outras informações, pelo o telefone (83) 8832-0250, falar com Messias Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário