sexta-feira, 23 de julho de 2010

Taxistas se reunem e decidem fundar um sindicato da categoria em Patos

Os taxistas de Patos se reuniram na noite da ultima quarta feira(21/07) no Auditório da Associação Comercial de Patos e decidiram fundar o sindicato da categoria no Município, no sentido de lutar por melhores condições de trabalho, além de outras melhorias para a categoria.
Existe uma grande reclamação por parte dos motoristas no tocante as condições das praças de taxis de Patos que não oferecem o mínimo conforto a categoria, apesar de pagarem as taxas normalmente aos poderes públicos sem receberem melhorias. Os taxistas reclamam da falta de cobertura para proteger os carros do sol causticante na cidade, a situação dos taxistas de outros municípios, que ficam fazendo corridas dentro da cidade, sem acontecer uma fiscalização rigorosa por parte do poder público municipal no tocante a esta situação.
A decisão de fundar um sindicato em Patos foi em virtude da falta de apoio do sindicato de Campina Grande no Município, pois os mesmos contribuem com o mesmo, mas não recebem nenhuma assistência, sequer são realizadas reuniões com a categoria.
No final foi escolhida uma Comissão Provisória, composta por taxistas de todas as praças de Patos, para encaminhar a documentação necessária para fundação do sindicato, fazendo publicação de edital no Diário oficial da União e no Jornal de Circulação Estadual, além do registro em cartório do estatuto da entidade sindical.
O presidente da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, José Gonçalves, esteve presente na reunião, fortalecendo a luta da categoria no Município. “vamos dar total apoio a luta dos trabalhadores taxistas de Patos no que for necessário, para vermos mais uma categoria organizada, lutando pelos seus direitos no Município”. Disse.
Gonçalves adiantou ainda que existe o Projeto de Lei 268/2009 do Senador Renam Calheiros(PMDB-AL) que trata do financiamento com desconto de IPI para comprar carro, os taxistas e pessoas com deficiência, para veículos de sete passageiros. O relator do Projeto, Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), recomendou a aprovação do texto e agora essa matéria deve seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados.
Segundo o senador, em relação aos taxistas, o objetivo é atender especialmente os profissionais dedicados ao mercado de turismo, segmento em que existe procura por transporte de grupos de passageiros que excedem a lotação máxima de 4 passageiros por veículo- uma família em férias, como observado pelo relator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário