quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pesquisa da UFCG vai analisar políticas públicas do semi-árido

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou no último dia 12 de fevereiro, 46 projetos para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS).

Voltado para professores que possuem título de doutorado há mais de dez anos e estão aposentados ou oficialmente licenciados, o programa reconhece a importância da experiência acadêmica destes professores, de consagrado mérito científico, para o fortalecimento das instituições recém-instituídas e dos campi fora de sede.

É o caso do professor Aldenor Gomes da Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), um dos aprovados, cujo projeto consiste numa pesquisa que irá medir o alcance, a aplicabilidade e a adequação das políticas públicas de inclusão social e de desenvolvimento para o Semiárido brasileiro.

Ele explica que o projeto busca evidenciar a dinâmica e criatividade das pessoas que habitam essa região para superar as fragilidades e inconstâncias do clima, identificar os mecanismos utilizados por eles para aumentar sua renda e participação no mercado, “contribuindo assim, para um acesso mais digno às políticas públicas”, finaliza.

A expectativa é que o projeto seja iniciado este ano e concluído em 2012, e alcance todos os estados situados no território definidos pelo Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) como Região Semi-Árida brasileira” Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Além da pesquisa, o projeto prevê ainda a participação em disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGSC) da UFCG, sobre o desenvolvimento rural, orientações de teses e dissertações, colaboração em pesquisas, participação e organização de eventos.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário