sábado, 17 de abril de 2010

Fundação Ernani Satyro é destaque em revista de circulação nacional

A casa de número 93, da Rua Miguel Satyro, teto sob o qual viveu o ex-ministro Ernani Satyro, hoje conhecido como Fundação Ernani Satyro, foi destaque na revista “Semana Nacional de Museus” de circulação nacional.

Na página 26 a revista fala da participação da instituição na 3ª Primavera dos Museus, dentro do tema “Museus e Turismo” e a importância da conscientização sobre a preservação dos bens culturais.

A FUNES, que é uma entidade mantida pelo poder Público Estadual, oferece-se desde 05 de março de 1991, à visitação pública. O repasse do imóvel ao patrimônio histórico e cultural dos paraibanos foi um processo iniciado pela Lei Estadual nº. 5.048/88, de 21 de junho de 1988.

A Casa Museu guarda as mesmas características de quando Ernani residia nela, reunindo mobiliário original da época, objetos de uso pessoal, comendas, o arquivo fotográfico e o mausoléu, onde jaz ao lado da inseparável Antoniêtta.

Além das exposições permanentes e temporárias, a FUNES, também oferece aos visitantes, as bibliotecas Ernani Satyro e Maria Esther Sátiro Fernandes que reúnem um acervo de mais de quatro mil livros catalogados para os pesquisadores, uma sala com fotos e documentos dos ex-prefeitos de Patos e outra sala com figuras folclóricas da “Morada do Sol”, espaço adaptado para os artistas, o auditório Emilia Longo Fernandes, além da calçada da leitura professorinha Antonieta – uma homenagem à primeira professora de Patos e o jardim Dona Capitulina Satyro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário