sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prefeitos definem limites territoriais no Sertão


Prefeitos de vários municípios da microrregião de Teixeira farão uma visita manhã a zona rural de Mãe Dágua e Matureia, para tentar entrar em consenso sobre os limites territoriais e estabelecer formas de compensação, entre elas a proposta de traçar uma linha reta, semelhante aos mapas municipais dos Estados Unidos. A decisão foi tomada no final da tarde de ontem no Salão Paroquial do município de Teixeira.

Além dos prefeitos e os representantes dos municípios de Mãe Dágua,Matureia, Imaculada, Teixeira, Cacimbas, estiveram presentes no encontro representantes do Interpa e do IBGE. Eles pretendem por fim as referências imprecisas que geram dúvidas sobre a delimitação das áreas , causam perdas populacionais e queda de recursos, por falhas na interpretação dos limites municipais.

Em Matureia existem problemas nos sítios Bom Conselho, que faz divisa com Mãe Dágua e nas comunidades rurais da Pedra Dágua, Flores e São José do Belém. O mesmo ocorre nos demais municípios convocados para a discussão.

A ideia de refazer o mapa com base nos mapas dos EUA foi sugerida pelo presidente do Interpa, Àlvaro Dantas. Segundo ele, os municípios poderiam entrar em acordo que permitiria formas compensatórias durante o traçado das novas linhas divisórias, mas tudo dependerá de uma decisão conjunta dos prefeitos.

O Chefe da Base Territorial da Paraiba do IBGE,João Batista de Melo Filho,fez uma rápida apresentação sobre o assunto. Ele afirmou que entre os principais problemas estão a ausência de arquivo gráfico e a falta de conhecimento da legislação local por parte dos municípios do Estado.

O prefeito de Matureia, Daniel Dantas, afirmou que esse é o momento para os prefeitos resolverem impasses envolvendo demarcação de áreas, acabar com os conflitos e o volume de perdas causados por falhas na fixação dos marcos territoriais. “ Além do apoio do Interpa , IBGE e da Assembléia Legislativa, nós contaremos com o auxílio da tecnologia que agilizará esse processo de esclarecimento das linhas territoriais.”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário