domingo, 19 de setembro de 2010

UFCG estuda viabilidade de mestrado para integrantes de movimentos sociais do campo

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estiveram com o reitor Thompson Mariz e a Administração Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) discutindo a possibilidade de abertura de uma turma especial no mestrado de Medicina Veterinária para integrantes dos movimentos sociais do campo, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).



O encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 16, na direção do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), onde a Reitoria da UFCG estava instalada em comemoração aos 30 Anos do campus de Patos.



O vice-reitor Edilson Amorim afirmou que era necessário um parecer da Procuradoria Federal para posterior consulta ao Ministério da Educação sobre a viabilidade e o reconhecimento de um curso nos moldes apresentado, com reservas de vagas. Para o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, imediato se faz formatar o projeto pedagógico pois dele dependerá a aprovação da proposta pelo MEC.



Pronera



Com a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados, o Pronera atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.



Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização. O Programa capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário