sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTRÉIA - Coluna semanal do jornalista Osvaldo Medeiros



Falta
Na opinião de muitos está mais do que na hora da alta cúpula do Ministério Público sair dos frios gabinetes na Capital e dar uma voltinha pelas comarcas do interior, principalmente as do Sertão, para in-loco ver a triste realidade das coisas.
Um só promotor respondendo por três comarcas, que em síntese não está produzindo praticamente em nenhuma. Enquanto isso, os processos vão se acumulando e por sua vez os juízes também nada podem fazer porque em quase tudo um depende do outro.
Os maiores prejudicados são os apenados, que estão mofando nas grades, quando deveriam estar soltos. Presos com penas ultrapassadas que estão a mercê somente de um parecer do Ministério Público, no caso um promotor.
Falta-se promotor, da mesma forma em muitas outras faltam juízes e defensores públicos transformando assim a justiça num verdadeiro caos. São poucos os que residem nas cidades em que dão expedientes, porque a maioria adota aquele velho sistema de república, onde passam dois ou três dias e se mandam para a capital. Se forem concursados e aprovados para o município indicado, por Lei os mesmos têm que fixar residência para aonde foram destinados, e não ficar querendo dividir a semana entre interior e capital. Desta forma e com os poucos juízes, promotores e defensores públicos que se tem, jamais conseguiram limpar toda pauta. Ao contrário, cada dia piora. Apelar para quem?
Pronunciou-se

O ex-vereador patoense Bonifácio Rocha (PSB) oficialmente já se pronunciou que vai disputar uma vaga para a Câmara Federal. Seus familiares e amigos já estão com o bloco na rua com um esquema totalmente diferente da campanha para o Legislativo Municipal local, aonde Bonifácio, que era considerado não só como eleito e sim um dos mais votados, foi atropelado por candidatos dentro da sua própria coligação que saíram minando suas áreas e conseguiram lhe tirar o mandato. Num pleito aonde a ética não existiu e sim o poder, principalmente dos que tinham para gastar e corromper aqueles que se deixam. Sempre assim.
Sol Net

O empresário Jânio Medeiros, diretor presidente da Sol Net, que não só está bombando em Patos como também em Petrolina e Juazeiro, sonha muito mais do que isso. Pensa em trazer para Patos um canal de TV a Cabo expandindo assim seus investimentos nas áreas de comunicação. Patos agradece.
Novo investimento
Com o fim da Clínica Santa Luzia, o local dará lugar para um novo prédio do Grupo Dona Milindra, do empresário Vicente das Bolsas. O mesmo já está sendo construído e terá seis andares com apartamentos de dois e três quartos, sendo um total de 86 apartamentos, afora a parte de baixo que vai funcionar com diversas lojas comerciais. O sistema de garagem será no sub-solo. Um arrojado projeto arquitetônico que está orçado em quase 10 milhões. Patos precisa de gente assim e não de empresários especuladores que somente contribuem para o atraso da cidade. Parabéns, Vicente.
Dinheiro falso
Os comentários dão contas de que está circulando por toda cidade muitas cédulas de 50 e 100 reais falsas. Vários empresários amargam prejuízos com isso, principalmente pelo fato dos funcionários não terem sido treinados para saber diferenciar uma da outra. Os falsificadores aproveitam principalmente bares, postos de combustíveis e restaurantes com maior movimentação, para desovarem as mesmas no horário noturno. Essa cidade tem de tudo.
Bateu pesado

Drª. Paula Maia, atual diretora do Hospital Regional de Patos, em recente entrevista a uma emissora de nossa cidade, rasgou elogios ao atual governador José Maranhão e por outro lado detonou enquanto pôde o ex-Cássio Cunha Lima. Citou por diversas vezes que recebeu o Hospital sucateado, que não deixa por tabela de atingir o ex-diretor Gutemberg Palmeira, que teve uma passagem brilhante por aquela casa. Inclusive recebeu diversos elogios até mesmo da ala oposicionista. Palavra é como brasa.
Anunciou
A deputada estadual Francisca Motta (PMDB), nas suas recentes entrevistas garantiu que o governador José Maranhão está empenhadíssimo para recuperar a malha viária que liga a cidade de Matureia a Princesa Isabel. Garantiu também a deputada que o governador vai honrar com todos os seus compromissos voltados para os interesses do sertão.
Faixa de pedestre

Nos centros mais avançados bastou estirar o braço numa faixa de pedestre para o motorista pararem e dar preferência às pessoas. Em Patos se não houver uma campanha de trânsito muito bem feita, isso ainda vai demorar muito. Tem muitos “motoristas” por aqui, mesmo se alguém fizer esse sinal, não só fica sem ele como sem a vida. Acham que é um desrespeito.

Precisa
Os principais diretores de emissoras de nossa cidade ainda não tiveram a criatividade para se jogar no ar um programa policial com notícias geradas das fontes e não como o que ouvimos no dia-a-dia, onde quase todos anunciam a mesmas coisas baseadas somente nos boletins diário do III-BPM e Polícia Civil. De uma emissora para outra, muda só a voz.
No páreo

Por diversas vezes o atual presidente da Câmara, vereador Marcos Eduardo (PMDB), já ameaçou romper com o prefeito Nabor Wanderley(PMDB), alegando principalmente falta de apoio. Até o presente sempre tem ficado nas ameaças e é por essas ameaças que o próprio Nabor já anda de olho no vereador José Mota Victor (PMDB) para suceder Marcos na presidência, caso esse cumpra com o que anda dizendo.
FPM
Os prefeitos só gritam quando cai o FPM, mas quando aumenta todos ficam calados. Pela segunda vez nesse semestre, o governo federal repassa para os prefeitos verbas para compensar as perdas do FPM. Agora mesmo vai cair na conta dos mesmos boa soma. Só a cidade de Patos vai receber a bagatela de R$ 1,56 milhão e Quixaba de R$ 312.100,43. Sempre que cai, depois vem a compensação.
Violência rural

Antigamente viver na zona rural era um sonho, atualmente é um verdadeiro tormento. Com a chegada das drogas, principalmente o crack, que não só invadiu a zona urbana como a rural, vários casos de violência já foram registrados principalmente nos dias de pagamentos das míseras pensões dos aposentados. Com o alto índice de violência, poucos são os velhinhos que atualmente aceitam viver na zona rural. Alegam que a droga está deixando os jovens doidos e violentos. Isso é pura verdade. Quem diria. A zona rural tornou-se um alvo fácil para os traficantes.
Interferindo

Atualmente, até os parlamentares da Câmara Municipal local não têm mais aquele respeito que antes tinham por parte dos que vão ali participar das sessões. Muitos já foram vaiados por torcidas organizadas de outros e alguns parlamentares até repreendidos por familiares de vereadores que muitas das vezes não aceitam as criticas de um colega contra o outro. Na tribuna o parlamentar goza de sua imunidade e é ali no plenário que eles resolvem as divergências entre si. O que a família tem a vê com isso? Era só o que faltava.
Lançamento

Nessa sexta (13) o companheiro Efigênio Moura estará lançando no auditório da FIP em nossa cidade seu livro intitulado Êita Gota (Uma viagem paraibana) editado pela UFPB. Vamos prestigiar.
Investimentos

Espera-se que os investimentos que o governador José Maranhão vem aplicando junto à estação de tratamento de água da cidade de Patos, venham na verdade solucionar o fornecimento do precioso líquido para toda população. Hoje o caos tem sido total e a única explicação da Cagepa é que enquanto não forem concluídos os trabalhos, vai ser assim. Racionamento branco.
Apoio no Vale

Informações da cidade de Santa Luzia dão contas de que o PMDB já anda de olho nas pretensões de Demazinho, ex-prefeito de Várzea, que postula uma cadeira para a Assembléia Legislativa. Caso o atual prefeito dessa cidade Ademir Morais não demonstre interesse em votar com Demazinho como assim vem fazendo, o PMDB pode dar esse apoio e vai brigar voto a voto com o candidato de Ademir, que é Quintãs. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário