quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Prefeitura atrasa quatro meses de ajuda a famílias carentes e tenta compensar as faltas com apenas um atrasado


A prefeitura municipal de Água Branca reiniciou o pagamento do beneficio de aluguel, que ajuda as famílias carentes do município a quitarem o pagamento mensal do aluguel. O órgão publico deixou de ajudar aos cadastrados à cerca de quatro meses, segundo uma beneficiada, alegando falta de verba por conta da crise financeira. Porém, após a normalização dos recursos públicos, a prefeitura está quitando apenas um mês de carência do beneficiado.

Na zona urbana e rural do município não é difícil encontrar casais que mesmo após o casamento moram na casa dos pais, por não terem condições de pagar aluguel ou comprar a casa própria. Ou ainda outro que não desfrutam de empregos fixos e por isso não mantém estabilidade financeira mensal para quitar débitos semelhantes.

“Tivemos que ligar para a casa da família para saber se eu ainda estava cadastrada, porque faz muito tempo” disse Josilma Pereira uma das beneficiadas. A secretaria de ação social é a repartição que cuida de analisar quem deve receber o beneficio e qual o valor deverá ser atribuído a ele. Os valores do aluguel varia entre 70 e 50 reais, porém muitos beneficiados descordam da diferença de valores. “Tem gente que não merece tanto dinheiro já que tem bons empregos” disse uma beneficiada.

Ligamos para a secretária de Ação Social, Iolanda Lustosa, que não se encontra na cidade, e perguntamos como é feito o cadastramento. “Não há mais vagas, só se uma família desistir do beneficio” explicou ela.

Após efetuar este pagamento de duas parcelas dos beneficiados, sendo que uma corresponde ao mês em curso, a prefeitura ainda ficará em debito com os ajudados em cerca de 3 meses. Porém não se sabe se esses atrasados serão quitados.

reportagem: Joel Marks

Nenhum comentário:

Postar um comentário