domingo, 28 de março de 2010

COLUNA - jornalista Osvaldo Medeiros


Vai até o fim

Quem anda P da vida com o advogado Joanilson Guedes, secretário de Controle Interno da administração Nabor Wanderley, é o jornalista Jéferson Saldanha.
Não concordando com os critérios adotados pela empresa responsável pela realização do novo concurso da prefeitura local, Saldanha não se calou e botou a boca no trombone mostrando que houve diversas falhas, principalmente no critério de licitações e outras irregularidades. Algo que também sendo denunciado pelo vereador Ivanes Lacerda.
Alega Jéferson que o citado advogado, não satisfeito com suas criticas com relação a empresa contratada para tal concurso, vem tentando lhe intimidar com certas ameaças que não têm o mínimo de fundamento. O caso, segundo Jéferson, já foi comunicado ao Ministério Público local e que pretende levar até o fim.
O Sindicato dos Jornalistas já foi informado do caso e autorizou a Base local acompanhar de perto e prestar todo apoio ao companheiro Jéferson. Esperamos que a AISP também se manifeste.
Unidos
Em Cajazeiras, jornalistas são mais unidos do que soldado de polícia. Existem as divergências entre eles e numa boa conversa sempre termina numa mesa de bar e braços dados. Entre eles até que pode existir certos desacordos, mas se um for agredido por alguém de outra classe, seja da mais alta a mais baixa, todos se voltam para companheiro e compram a briga. Quanto mais alta a patente aí é que eles gostam.
Enquanto Cajazeiras é assim em Patos, sempre foi o contrário. Muitos companheiros ao invés de prestarem solidariedade ao colega quando está em apuros fazem justamente contrário. Alia-se a quem o agrediu, principalmente quando o agressor é político, numa forma de tirar proveito em cima da carniça do companheiro. Vários casos aconteceram e vem acontecendo quase sempre, onde colegas no exercício de sua profissão são agredidos verbalmente, moralmente e fica por isso mesmo, justamente por omissão da classe em nossa cidade. Esperamos que o caso Jéferson não seja mais um.
Fofoqueiro
Uma mulher fofoqueira sempre foi mal vista, mas o que dizer de homem? Existe mal caratice pior do que uma pessoa ouvir uma conversa sua e depois para tirar proveito levá-la em tom de fofoca? Coisa feia, não é? Infelizmente alguns colegas do meio estão se passando até para isso principalmente, quando é para entregar um companheiro de bandeja para o prefeito e à primeira dama. Lamentável. Porque sabemos que são pessoas competentes que tem condições de galgarem seus objetivos com seus méritos e não dessa forma. Dessa forma vai ser difícil unir a classe aqui.
Leitos
Concordo plenamente que é de suma importância qualquer hospital ter sua fachada bonita e acima de tudo apresentável. Mas é muito mais importante aumentar o número de leitos o que poucos diretores tem se preocupado em fazer. As cidades vêm crescendo, o numero de habitante triplicando e os hospitais permanecem praticamente a mesma coisa. Tem se investido muito em tecnologia e esquecido de leitos. Em Patos, por exemplo, os números de leitos do Hospital Regional que atende nossa cidade e muitas outras circunvizinhas, são praticamente os mesmos de 30 anos atrás. Sem leitos para atender a demanda, o que o médico pode fazer? Com certeza a Dra. Paula que anda em alta com prestígio junto a Secretaria de Saúde do Estado e Município, não vai encontrar dificuldade para sanar o problema.
Zé Motta
Todos os dias os sites e emissoras locais anunciam o rompimento do vereador José Motta (FOTO)(PMDB) com toda alta cúpula do partido local, inclusive do prefeito Nabor Wanderley, deputada Francisca Motta e tantos outros. Dizem também que Motta até já hipotecou apoio a candidatura para governo à Ricardo Coutinho(PSB). Isso é o que os meios de comunicações vêm badalando, porque até o presente, oficialmente, José Motta ainda não deu nenhuma declaração.
Diz que permanece do PMDB, só que não está seguindo orientação política de ninguém. Concorda com o que é certo e discorda também no que está errado. Tem sua independência e não vai se curvar para ninguém. Demonstra claramente sua insatisfação com toda alta cúpula, mas por enquanto prefere acompanhar o desenrolar das coisas para poder tomar uma sensata decisão e não precipitada como estão anunciando.
Confidenciou
Uma fonte bem ligada à deputada estadual Francisca Motta(PMDB) nos confidenciou que a mesma não anda nada bem com esse distanciamento de Zé Motta. Isso tem lhe causado sérios problemas até mesmo de saúde. De tudo vem fazendo para uma reaproximação, até porque sempre o teve não só como família, mas acima de tudo como uma peça importante para as hostes do PMDB em nível local. Mas para Zé Motta não foi ele que se distanciou do partido e sim as lideranças locais, que lhe afastaram da liderança do partido na Câmara num conchave à calada da noite para dar lugar ao vereador Chico Bocão. Está se sentindo traído e acima de tudo desmotivado com a vida pública.
Apresentado
Por uma fonte fui informado que o programa do prefeito Nabor Wanderley que vai ao ar agora todos os sábados pelas emissoras locais antes era apresentado pelos experientes companheiros Célio Martinez e Waldemir Silva. Ambos foram afastados pela coordenação de comunicação e para seus lugares foram colocados dois estudantes do curso de comunicação da FIP. Será? Não desmerecendo os estudantes, mas se isso procede tenha a santa paciência. Assim é demais, não acham?
Preocupado
O prefeito de Santa Luzia, médico Ademir Morais, anda demais preocupado com a proliferação do crack no município de Santa Luzia e demais cidade circunvizinhas. Alega o prefeito que cidades até pouco tempo pacatas estão se tornando violentas em consequência das drogas. “Tem crescido o número de furtos, homicídios e de agressões de uma forma assustadora. Até na zona rural não se tem mais paz. Na busca de dinheiro para manter o vício do crack, muitos jovens agricultores estão abandonando as escolas e se entregando às drogas. Na falta, usam da violência até mesmo contra familiares. Nem os anciões vem escapando dos mal tratos. Muitos já foram agredidos e tiveram seus míseros vencimentos tomados por usuários, que na compulsão pelas drogas não escolhem caras e nem idade” Concluiu.
Chuva

O tempo anda mesmo doido, como já havia sido previsto pelos cientistas da meteorologia. Em alguns lugares a estação invernosa passou para o verão e em outras o inverso. No Sertão, pelo visto, as chuvas não têm sido generosas em lugar nenhum. Poucas foram as precipitações e tudo indica que o ano será um dos piores com relação à chuva. Em algumas regiões quem plantou perdeu tudo e animais e humanos estão andando quilômetros em busca de água. Nasci vendo isso e assim sempre será. Sertão nunca foi mar.
Muita oferta para pouca procura
A procura de imóveis para alugar durante as festividades juninas de Patos até dois anos atrás era uma coisa de louco. Esgotavam-se do dia para a noite. Mas de lá para cá, na opinião de muitos corretores, a procura vem caindo drasticamente. Acreditam que um dos fatores principais tem sido a exploração por parte dos proprietários dos imóveis. Cresceram os olhos demais e com isso assustou os turistas. Por mais que seja confortável o imóvel não tem sentido se locar o mesmo por um preço exorbitante por apenas 10 dias. E se assim continuar, muito mais ainda muitas vão sobrar. Não se conquista turistas com exploração e pressão. Quem vem quer brincar porque se fosse para descansar, acredito que todos preferiam ficar em casa.
Engana-se
Essa é a palavra correta para quem pensa que o empresário Daniel Moreira (Daniel da Coroa) está fora do combate de nossa política. O mesmo não só continua como anda por demais atualizado. Não só sabe da política local como muito bem da estadual e nacional. Também não descarta a possibilidade de disputar a sucessão municipal de nossa cidade. Pesquisa de consumo é que não falta no seu dia-a-dia.
Esquecimento
As informações andam por demais desencontradas nos bastidores da prefeitura local. Recentemente houve no auditório do Fórum Miguel Sátyro em nossa cidade um importante evento denominado Saúde na Escola, numa parceria do Ministério da Educação e Prefeitura. Por incrível que pareça, o coordenador de Comunicação o conceituado jornalista Misael Nóbrega segundo uma fonte foi o último a saber. Só tomou conhecimento quando já se realizava o evento. Com um vestuário não muito adequado assim mesmo lá compareceu. Maldade, não acham?
Coordenação
As informações dão contas de que a primeira dama Milena Brito já está a todo vapor na organização das festividades juninas de nossa cidade. Tem se reunido diariamente com toda sua equipe para que as coisas caminhem dentro dos padrões adequados para a época. Faz questão de inspecionar tudo pessoalmente e de dar sua opinião naquilo que acha que deve ser. Como boa aluna apreendeu o segredo de como se faz muito bem e com sucesso tal evento.
Anulado
O concurso da prefeitura de Patos marcado para o próximo mês de abril, será anulado. Assim nos confidenciou uma fonte fidedigna dos bastidores da prefeitura. O anuncio oficial poderá ser feito na próxima semana. Será? Vamos esperar. Comentários existem demais. Só ao prefeito caberá tal decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário