terça-feira, 9 de março de 2010

Notícias de Sousa - com Levi Dantas

Aldeone Abrantes afirma que na Prefeitura de Sousa tem gente de “sapato alto” e “acomodada”. Líder do governo recomenda mudanças no secretariado

O líder da bancada de situação Francisco Aldeone Abrantes (PTB) ao usar a tribuna da Câmara Municipal em defesa de um requerimento pessoal defendeu em alto e bom som, mudanças no secretário da Prefeitura de Sousa.
“Tem comodismo em departamento, gente de sapato alto, precisando sair um pouquinho do sapato. Eu acho que tem que trazer idéias novas. Está precisando de mudança de secretários neste governo”, defendeu o governista.

O Governo Tyrone vem passando por uma avalanche de denúncias em quase todos os departamentos nas últimas semanas. “Pessoas que não estão acertando os ponteiros com a visão do administrador podem não mais ficar no seu governo”, arrematou.

Para piorar a situação de abandono, lixo e mato tomam conta do Cemitério de Sousa. Denuncias apontam que o diretor não obedece ao secretário, mas ao vereador Assis Estrela
Ao redor dos túmulos e avenidas, muito mato e lixo. Esta é a situação constatada no Cemitério São João Batista em Sousa. Do lado de fora, perto de dois portões na parte de trás do campo santo, um grande entulho e galhos de arvores.
Outra denuncia dá conta que a noite, o cemitério de Sousa torna-se um local perigoso, pois está servindo de abrigo para pessoas estranhas, usuários de drogas e até ponto para sexo.
Queda de braço
Um trabalhador que não quer aparecer informou que há uma queda de braço entre o secretário de infraestrutura Gerlando Linhares e o diretor Reginaldo Bezerra de Oliveira. Segundo o denunciante, quando há uma determinação do secretário o diretor não cumpre e só realiza algo se a ordem partir do seu tio, o vereador Assis Estrela
O diretor Reginaldo Oliveira, é primo da vice-prefeita da cidade Johana Dinah Estrela. Ele só trabalho pela manhã, tendo em vista que a tarde presta serviços a uma panificadora. Mas o secretário de infraestrutura Gerlando Linhares, apesar de reconhecer o problema afirma que somente daqui a oito dias poderá limpar o local.

Prefeito recua de reunião de emergência com todo secretariado para discutir desmandos administrativos

Apesar das graves denuncias feitas pela população nos últimos dias, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga (PTB) resolveu recuar de uma reunião de emergência para tentar amenizar o desgaste de sua administração.
O encontro estaria agendado para esta terça-feira (9) com a presença de todos os secretários municipais.

As principais reclamações dos sousenses dizem respeito a constantes falta de água em vários bairros e perímetro de São Gonçalo, esgotos estourados em diversas partes da cidade, regularidade na coleta de lixo, descaso no cemitério publico quando a mato, lixo e falta de segurança a noite, ausência de médicos, enfermeiros e outros profissionais nos postos de saúde, falta de medicamentos, pagamento atrasado para alguns prestadores de serviços e péssimo atendimento de funcionários e diretores de repartições, especialmente na área de saúde.
Samu das mortes
Outro ponto que deverá ser abordado na reunião é o caso de duas mortes registradas nos últimos dias. Familiares de um homem e de uma mulher dizem que seus entes faleceram devido a negligencia do Samu.
Eles contam que insistentemente acionaram o serviço e os funcionários desdenharam da gravidade do chamado e não enviaram a ambulância. No caso de Marcilio Nobrega, conta a família os atendentes e médicos disseram que não poderiam atender a ocorrência devido a uma chuva que caia na ocasião. Já no óbito da dona Raimunda, a ambulância não compareceu mesmo os familiares terem insistido por cerca de 40 minutos. Nos dois episódios, as vitimas morreram ao chegar ao hospital.

Vice-prefeita Johana Dinah Estrela poderá assumir a Prefeitura por 15 dias
Em meio a denuncias de desmandos e até casos de morte por mau atendimento na área de saúde, a atual secretária de Ação Social e vice-prefeita do município de Sousa, Johana Dinah Estrela poderá assumir a Prefeitura de Sousa, caso o prefeito Fábio Tyrone Braga confirme férias de 15 dias.
A informação foi publicada pelo site Folha do Sertão neste domingo (7). O motivo do afastamento seria uma viagem com a esposa Ângela, a qual atua como promotora pública no estado do Ceará, mas a posse só poderia acontecer no mês de abril.
Confirmada a transição, seria a primeira vez em que uma mulher passe a comandar os destinos políticos e administrativos da cidade de Sousa.
Levi Dantas - correspondente de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário