quarta-feira, 24 de março de 2010

Prefeituras investigadas por simular licitações

Quarenta prefeituras da Paraíba estão na mira da Controladoria-Geral da União (CGU) por suposta realização de “licitações simuladas” em obras públicas. Um relatório da Controladoria revela que esses prefeitos são acusados de forjar processos licitatórios para a construção de escolas, pavimentação de ruas, compra de medicamentos e locação de veículos para o transporte escolar de estudantes na zona rural e urbana de municípios do interior do Estado.

No levantamento da CGU, foram fiscalizados 70 municípios desde 2004 até este ano, sendo que em mais de 50% os fiscais encontraram indícios de “licitações simuladas”, aquela sem a participação presencial das empresas interessadas na execução de obras públicas ou fornecimento de produtos e serviços à gestão municipal.

“Os municípios fazem de conta que houve a licitação. Forjam os convites e os interessados nunca aparecem. O resulto é que as prefeituras fazem o processo sem as empresas nunca terem presenciado o processo nas prefeituras. Isso é para beneficiar determinada empresa na concessão da execução da obra pública”, explicou o chefe de Fiscalização da CGU, Jaci Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário