terça-feira, 28 de abril de 2009

Membros do IPHAN visitam Monteiro e elogiam patrimônio material e manifestações culturais da cidade.

A Convite do Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Edcarlos Farias, uma equipe de técnicos do IPHAN esteve presente na cidade de Monteiro, conhecendo um pouco mais do patrimônio histórico, cultural, material e imaterial do município. Estiveram presentes na visita, o Assessor técnico da superintendência do órgão na Paraíba, Kleber Moreira, além do diretor técnico Umbelino Pelegrino e a Superintende regional do órgão, Eliane de Castro.

Os técnicos visitaram casarios e edificações importantes da cidade na área do patrimônio, e conheceram algumas manifestações culturais típicas de nossa cidade, como foi o caso da Banda de pífanos do Alto do São Vicente, a Mazurca de Santa Catarina e a pifeira Zabé da Loca.

Segundo Kleber Moreira, o patrimônio imaterial, ou seja, as manifestações culturais deixaram todos sentindo a força e o espaço que tem o município de Monteiro em manifestações tão vivas e tão representativas para o estado da Paraíba e também do Nordeste.
"Existe uma área no tratamento com a cultura no IPHAN que é para o acompanhamento do patrimônio imaterial. Monteiro será incluído em um projeto que temos na área que chamamos de o "Inventário Nacional de Referências Culturais", abrangendo municípios de todo o estado", disse.

Já para Umbelino Peregrino, diretor técnico do IPHAN, Monteiro é um celeiro que detém um rico patrimônio histórico cultural e arqueológico, e este patrimônio não está ainda devidamente catalogado, faltando ainda uma maior investigação, e será realizado um estudo para que este cadastramento no aspecto da arqueologia aconteça na cidade.
"Vamos tornar isto acessível à comunidade local, e também à comunidade científica de todo o país, este é o nosso objetivo com esta visita", disse.

Por fim, a Superintendente regional do IPHAN Eliane de Castro declarou que a visita superou todas as expectativas possíveis. "Nós levaremos muitas perspectivas de projetos e parcerias dentro de um universo impressionante de riquezas, e principalmente na área do patrimônio imaterial, que me impressionou", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário