sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vice-presidente do SENGE-SP ministra capacitação na Paraiba

O engenheiro civil e de segurança do trabalho Celso Atienza, vice-presidente do SENGE-SP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) veio à capital paraibana para ministrar a capacitação Responsabilidade Civil e Criminal do Engenheiro de Segurança do Trabalho que aconteceu ontem, no auditório do CREA-PB.

O curso, promovido pela AEST-PB (Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho na Paraíba), destinou-se a profissionais de engenharia de segurança do trabalho, engenheiros de outras especialidades, advogados trabalhistas, peritos judiciais, gerentes e diretores de empresas, coordenadores de RH, enfermeiros, médicos e técnicos de segurança no trabalho.

Celso Atienza afirma que a função do engenheiro de segurança do trabalho ainda não é amplamente reconhecida pelas empresas, não havendo uma visão clara sobre a necessidade deste profissional, principalmente nos estados do Nordeste. Ainda segundo Atienza, as ações adotadas pelas empresas referem-se geralmente à assistência aos acidentados e não às atividades de prevenção.

Nem mesmo o setor público valoriza a profissão, esclarece o engenheiro, pois, apesar de existir uma legislação em vigor, o governo assume uma postura assistencialista e emprega leigos para exercerem funções de segurança do trabalho. A noção de responsabilidade civil e criminal, tratada por Celso Atieza em sua palestra, vem preencher uma lacuna dos profissionais da área que, geralmente, não possuem clareza sobre a responsabilidade que estão assumindo em cada atitude profissional.

Durante sua estada em João Pessoa, Celso Atienza atendeu à imprensa local e reuniu-se com representantes da categoria para discutir temas de interesse do universo da engenharia debatido em nível nacional. Na terça-feira, o engenheiro visitou a sede do SENGE-PB, conheceu as novas instalações, conversou com o presidente Armando Marinho e com engenheiros que também fazem parte da diretoria executiva do sindicato.


Celso Atienza é mestre em Ciências Ambientais pela UNITAU. Formou-se engenheiro civil através da Universidade de Mogi das Cruzes, em 1974. Possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Superior de Educação Santa Cecília. Atualmente, é vice-presidente do SENGE-SP (Sindicato dos Engenheiros de Estado de São Paulo) e consultor em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário