segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Curso de Apicultura estão sendo ministrados no Sertão

Quatro cursos da capacitação na apicultura vem sendo ministrados desde da última sexta feira no sertão paraibano. O destaque dessa iniciativa é o curso de culinária do mel para as merendeiras da cidade Poço José de Moura, que vão aprender a incrementar as merendas escolares com mel.

Os cursos serão promovidos pelo projeto Apis do Semiárido, do Sebrae Paraíba. No município são produzidas em torno de cinco toneladas de mel por ano. Aproveitando essa grande produção, a prefeitura vai introduzir o mel na merenda de alunos de escolas públicas municipais. Para isso será oferecido nos dias, 12 e 13 de setembro, o curso de culinária do mel, onde as merendeiras conhecerão deliciosas receitas de mel de abelha.

São José da Lagoa Tapada também receberá as capacitações do Apis. Nos dias 11 e 12, o município recebe o Curso de Apicultura Intermediário. Na cidade há atualmente 69 colméias e essa capacitação é destinada aos apicultores associados e integrantes do projeto.

Já o município de Triunfo recebe, nos dias 12 e 13, o curso de Apicultura intermediário. A capacitação é feita em parceria com a Associação dos Criadores de Abelhas Melíferas Européias e a Prefeitura local. Em Triunfo, a produção de mel esperada para 2009 é de cerca de 40 toneladas.Nos dias 18 e 19 é a vez do município de São João do Rio do Peixe receber as capacitações. O curso de Apicultura Básico é destinado aos apicultores associados integrantes do projeto. Esse curso será ofertado também a novos apicultores que desejam entrar na atividade e precisam de capacitação para iniciar o negócio.

O gestor do projeto Apis, Fabrício Vitorino de França, destacou a importância dessas capacitações. “Além de agregar ganho de conhecimento técnico na atividade apícola, bem como a profissionalização desta atividade, os produtores poderão ofertar aos consumidores produtos de qualidade”, disse.

Nos dias 25 e 26 será realizado em parceria com a Cooperativa dos Apicultores de Catolé do Rocha, o curso de Boas Práticas Apícolas. O curso busca capacitar em práticas corretas de manejo e produção. Capacitados, os produtores poderão entrar no mercado nacional exportando a produção que atualmente gira em torno de 120 toneladas de mel por ano. O projeto Apis tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura. No Semiárido paraibano, o projeto atende 15 municípios e cerca de 180 apicultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário