quinta-feira, 12 de março de 2009

MPPB lança campanha “consumo consciente” para desestimular o uso de sacolas plásticas

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) lançou a campanha “consumo consciente” para incentivar o uso de sacolas de panos retornáveis. A medida visa combater a poluição ambiental provocada por sacolas plásticas, que, segundo entidades ambientalistas, representam 40% do material encontrado nos lixões.

O lançamento aconteceu no Hiper Bom Preço da BR-230, em João Pessoa. Dentre os participantes do evento, estavam o promotor de Justiça e coordenador do 1o Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop), Hamilton de Souza Neves Filho; o Promotor do Meio Ambiente, José Farias de Souza Filho e o coordenador do Procon municipal, Watteau Rodrigues.

O coordenador do Caop comemorou o pioneirismo da campanha e ressaltou que a ação é importante para minimizar os efeitos nocivos do uso abusivo das sacolas plásticas ao meio ambiente. Estudos revelam que, cada pessoa, utiliza, em média, 880 sacolas plásticas por ano.
O Hiper Bom Preço foi a primeira rede de supermercados a aderir à campanha do MPPB. Para estimular os clientes a participarem da ação, o estabelecimento irá conceder um bônus de R$ 0,03 por cada sacola plástica que deixar de ser utilizada. De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos do Hiper, Luiz Harrison, a meta da empresa é reduzir, em cinco anos, o volume de sacolas plásticas em 50%. O objetivo do MPPB é ampliar a campanha para todo o Estado.


Cláudio Paschoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário