quarta-feira, 11 de março de 2009

ONG promove primeiro mutirão da limpeza no Pico do Jabre

O Instituto Pico do Jabre, uma Organização Não Governamental que atua com ações socioambientais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Matureia iniciou um cadastro de voluntários para formar o grupo que irá participar no primeiro Mutirão de Limpeza do Parque Estadual do Pico do Jabre de 2009.

O evento ainda não tem data definida. Segundo organizadores, a previsão é que aconteça no final do mês de março. O mutirão pretende envolver estudantes, lideranças comunitárias e pessoas que residem próximo a área de conservação ambiental.

Segundo o voluntário do Instituto Pico do Jabre, José Antônio de Almeida Dias, o cadastro está sendo feito na Secretaria de Educação do município ou na sede do Instituto que fica próximo a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Antônio disse que a proposta é mobilizar a sociedade local para promover uma limpeza do Parque, para retirar o lixo deixado pelos visitantes e remover entulhos acumulados por algumas equipes que instalam antenas no local. Ele disse que no último mutirão promovido pelo Instituto foram recolhidos aproximadamente 1,5 tonelada de lixo entre ferragens e resíduos sólidos domésticos de turistas.

José Antônio de Almeida revelou que o evento não tem apenas a intenção de limpar o Parque, mas de envolver todos os participantes no processo de conscientização que está em fase inicial. Antônio disse que a ONG está elaborando uma programação especial para sensibilizar as pessoas sobre a importância que a reserva possui para o município e para o Estado.
O prefeito de Matureia, Daniel Dantas, afirmou que o Mutirão do Pico do Jabre é uma iniciativa emergencial e que a limpeza deve ser feita pelo visitante de maneira contínua e consciente como forma de estimular o exercício da cidadania ambiental.. Dantas disse que pretende montar uma infra-estrutura local que assegure iniciativas que auxiliem no processo de preservação do Parque.

O voluntário José Antônio afirmou que a equipe de coordenadores do Instituto Jabre está estudando a possibilidade de formar monitores ambientais para atuarem nos sítios e trabalharem na elaboração de um calendário de atividades ecológicas com estudantes do município. “Para isso ainda estamos planejando fechar mais parcerias com as empresas que trabalham no Pico e instituições da região”, informou.
O Pico do Jabre é um Parque Estadual que abrange os municípios de Matureia e Mãe D’água. Ele possui cerca de 850 hectares de área ameaçada pela ação de caçadores e exploradores de madeira. O pico fica a 1.197 de altitude e possui uma flora composta por espécies de árvores da Mata Atlântica e da caatinga como: cedro, barriguda, angico, jurema preta, marmeleiro, jatobá, entre outros raros exemplares. A fauna da região também é rica e sofre com a ameaça do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário