terça-feira, 14 de julho de 2009

IPTU com reajuste de até 800% gera protestos em Patos


Aumentar tributos parece ser a pratica usual da administração municipal de Patos, a mais nova façanha é os valores impressos nos carnês para pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano do município, cujo aumento em alguns casos chegam até 800 % contrariando todas as expectativas.

A revolta em Patos é generalizada e muitos proprietários de imóveis foram aos programas radiofônicos para protestarem e todos foram unânimes em criticarem a medida abusiva da prefeitura quando da cobrança e aplicação do reajuste do imposto, como esta sendo aplicada.
Para senhora Ana Priscila, o IPTU deu um pulo em seu valor. Eu pagava 35,00 e em 2009 o valor subiu para 154,00 a vista e parcelado 234,00 . Meu salário teve um aumento de 9,2 % . Como pagarei então essa diferença de uma só vez ? Realmente credito que esses valores poderiam ser inserido aos poucos.Ou então partcelados em 04 opu 5 vezes para que tenhamos condições de pagar. Sem um aumento maior ainda nas parcelas. Estou aperriada como resolverei esse IPTU.


A cobrança ainda não chegou a todos os proprietários, já que a entrega está obedecendo um cronograma de distribuição. Na proporção que os proprietários recebem as contas, instantaneamente as surpresas e os questionamentos dos reajustes estabelecidos.
O prefeito Nabor Wanderley, em seu programa de radio, falou apenas da distribuição do carnê IPTU, que está sendo entregue ao contribuinte com uma carta (explicando as novas regras de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano), poderá ser pago até o dia do vencimento na agência do Banco do Brasil e casas lotéricas.

Nabor não explicou o motivo do aumento tão significativo, se preocupando apenas em convocar a todos a pagar a IPTU de uma só vez que teria um desconto de 25% sobre o valor do imposto. Todavia, já existe moradores que se preparam para entrarem na Justiça para questionar essa cobrança para eles abusiva.

Cláudio Paschoal
Foto: ASCOM/PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário