quarta-feira, 1 de julho de 2009

Um São João de Patos 2009 digno de uma boa reflexão

Passada a euforia junina, caimos na realidade para fazer uma analíse do evento, que esteve bem abaixo das expectativas, embora a mídia institucional do município de Patos, aponte para uma maravilha de resultado. A coisa não é bem assim, é só perguntar aos barraqueiros e vendedores ambulantes termometro chave que amargaram dissabores financeiros, nas nove noites sem dormir, trabalhando para sustentar a familia.

Aliado aos inumeros embaraços causados pelos responsáveis pela festa, que entrou em choque com segmentos da imprensa, canal de televisão barrados no exercicio de seu trabalho, o excesso de multas em veiculos de turistas que não conheciam a cidade e acabaram penalizados por estacionar em local proibido e outras infrações que em muitas cidades com eventos desse porte seriam motivo de apenas uma orientação e não notificação.

Foi um São João de dois dias marcantes, a abertura, dia 19 pelo o carisma da banda Mastruz com Leite e o dia 25 de junho, com a participação da dupla Victor e Leó e Aviões do Forró, o restante foram bandas de uma batida só, só diferenciavam quando seus vocalistas falavam o nome da banda que tocava no momento.

Faltou uma Elba Ramalho, Genival Lacerda, Fagner, Alcimar Monteiro, Santana ou um Dominguinhos para dar um clima de regionalismo a festa. Os jornalistas fizeram uma mesa redonda em uma emissora de radio e apontaram muitas falhas que esperam sejam superadas no próximo ano.

Mais é importante ressaltar o comportamento do patoense, que veio ao Terreiro do Forró, pois com exceção do assassinato do comerciante a tranquilidade norteou a festa. O comercio deu uma aquecida e os hoteis e pousadas receberam muitos turistas, embora seja notada a queda do numeros de hospedagem alternativa (casas para alugar) ter caido, eu diria mais pela ganância dos seus proprietários do que pela falta de pessoas, diante do custo altíssimo cobrado pelos alugueis.

Agora para o ano que vem que tal iniciar um planejamento no inicio do ano, lembre-se que eventos como esses se espalham pela região, a exemplo de Santa Luzia, que apesar de dificuldades financeira fez uma bela festa junina com um grande público, buscando resgatar a hegemonia de festa junina que pertencia a Rainha do Vale do Sabugi e acabou perdendo para a Patos.

Um comentário:

  1. Claudio, Boa noite. Hoje tive uma ótima noticia,chegou em minha casa uma multa por trafegar acima de 40 km na cidade de Patos no dia 22/06, fui pego por desses pardais da STTRANS, um absurdo, uma cidade mal sinalizada,um transito desorganizado, a prefeitura asfaltando ruas em pleno São João, dirijo a 21 anos nunca fui multado, para entrar numa furada dessas,enquanto me lembrar
    não colocarei meus pés na cidade de Patos.

    Abraço Claúdio

    Roberto - João Pesso-PB

    ResponderExcluir