terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bibliotecas rurais e merenda escolar em Maturéia

Para investir na formação de leitores, a Secretaria de Educação do município de Matureia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) conseguiu a adesão de 20 comunidades rurais para por em funcionamento o projeto Arcas das Letras que vai funcionar a partir do mês de março. A proposta é “pulverizar” em toda a área rural livros para despertar o interesse da população do campo pela leitura e ampliar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o Assessor Técnico das Comunidades Rurais, José Rodolfo da Silva, das 21 comunidades apenas uma irá ficar de fora do projeto. Para garantir o funcionamento de todas as arcas, o município está formando lideranças para se responsabilizarem pelos livros. Eles serão facilitadores do processo e farão com que as comunidades se familiarizem com as bibliotecas.

Cada arca é composta por 200 livros e será instalada casa de um morador da comunidade. Rodolfo afirmou que os primeiros contatos para a coordenação das arcas foram feitos com os bolsistas de faculdade que residem na área rural, mas várias pessoas demonstraram interesse em aderir ao projeto.

Matureia já dispõe de duas bibliotecas publicas na área urbana e a proposta e expandir o acesso à leitura a zona rural. Segundo o Secretário de Educação do município, Nilton Jose Dantas Wanderley, a Secretaria de Educação pretende elaborar um programa de incentivo a leitura com o intuito de motivar as pessoas a enriquecer o vocabulário, desenvolver o senso de argumentação e ampliar a capacidade interpretação textual.

Fonte: Renata Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário