quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Prefeitura de Condado faz acordo dos precatórios, paga salários atrasados e implanta o piso nacional dos professores.


Em assembléia geral realizada na tarde desta segunda-feira, 16 de fevereiro, na Escola Sebastião Lima, o Prefeito Eugênio Lima (PCdoB), o Dr. José Lacerda Brasileiro (Assessor Jurídico do Município), os advogados do SINFEMP, Dr. Alexandre Oliveira e Dr. Sergio Guedes, com a presença de todos os servidores municipais, fecharam o acordo do pagamento dos precatórios que totaliza mais de 200 mil reais, negociaram o salário do mês de dezembro de 2008, deixado pelo gestor anterior, além de implantar 2/3 (dois terços) do piso nacional dos professores, retroativo a 1º de janeiro de 2009.
A prefeitura irá disponibilizar 15 mil reais mensalmente para pagar a todos os servidores os valores referentes aos precatórios a partir do mês de março de 2009, onde cada servidor receberá o seu valor de forma integral, tendo sido definido um calendário para isso, levando em consideração os servidores que já se aposentaram os que tenham mais tempo de serviço no Município e que tenham pequenos valores a receber.
Em relação aos salários atrasados o Prefeito afirmou que encontrou dois meses em atraso, novembro e dezembro de 2008 e que não poderia atrasar o mês de janeiro de 2009, pois estava dentro de sua gestão e aí resolveu pagar novembro e janeiro e negociou o pagamento de dezembro da seguinte maneira: os servidores que ganham um salário mínimo em 4 (quatro) parcelas e os que ganham acima desse valor, em 6 parcelas, juntamente com o mês trabalhado, o que foi aceito por todos os servidores municipais presentes, como também pelo sindicato.
Em relação ao Piso dos Professores, ficou definido que será implantado os 2/3 (dois terços), retroativo a janeiro de 2009 e que seria enviada a mensagem de aumento para a Câmara na próxima semana, onde todos os professores concordaram com a proposta.


Para o presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, foi mais uma conquista da categoria, dos servidores, que souberam se organizar e lutar pelos seus direitos, como também a sensibilidade do atual prefeito Eugênio, que desde o inicio se comprometeu com o sindicato em honrar todos os compromissos assumidos com os servidores durante a campanha.


“Esta demonstração de compromisso com os servidores públicos deve ser seguido pelos demais prefeitos e prefeitas da região, em respeitar os direitos dos servidores, pagar os seus salários em dias, pagar os precatórios e acima de tudo, receber o sindicato representativo da categoria, para discutir qualquer assunto que diga respeito aos funcionários”. Destacou Gonçalves.
Condado é a segunda cidade a implantar os 2/3 (dois terços) do Piso Nacional dos Professores na região.


Claudio Paschoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário