sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fábrica gelo será instalada em abril na cidade de Mogeiro

A população de Mogeiro, cidade localizada no agreste paraibano, foi contemplada com o projeto de instalação de uma fábrica de gelo, previsto para ocorrer no próximo mês de abril. A fábrica será instalada na comunidade do Areal, que fica às margens do Rio Paraíba.

O projeto, encaminhado pela Associação dos Pequenos Produtores de Areal, será viabilizado através da Prefeitura Municipal de Mogeiro com recursos oriundos da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.

A localização da fábrica levou em consideração as proximidades com a barragem de Acauã e o Rio Paraíba, que corta uma parte do município, sendo considerada privilegiada, por permitir o escoamento da produção poderá ser feita para um dos três grandes centros consumidores: João Pessoa, Campina Grande e Recife. Embora esteja localizado na cidade de Mogeiro, o empreendimento irá abranger cerca de 150 mil habitantes das cidades circunvizinhas.

De acordo com o projeto, serão beneficiadas diretamente 650 pessoas. A área de instalação da fábrica será próxima ao galpão da associação de produtores. Na região já existe criação de camarão vannamei e tilápia em viveiros escavados, tanques de rede e pesca na barragem de Acauã, com uma produção próxima a 700 toneladas ano.

Com a implantação da fábrica será possível sanar problemas referentes à comercialização, garantindo aos produtores uma maior rentabilidade e melhores condições de trabalho. Atualmente, o gelo utilizado pelos produtores é oriundo dos grandes centros urbanos, dificultando a comercialização do pescado e trazendo prejuízos. Com a instalação da fábrica ocorrerá também um aumento na produção do pescado, o que irá ocasionar o desenvolvimento da região com geração de emprego e renda.

A instalação da fábrica de gelo é uma das propostas do prefeito Antônio Ferreira, que recentemente viajou a Brasília acompanhado do secretário de agricultura, Severino Avelino, a fim de resolver pendências do projeto. A fábrica será gerenciada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Areal, através de seu presidente Luiz Ginú. A entidade é composta atualmente por 27 associados. Além da instalação da fábrica de gelo, outros projetos estão sendo estudados pelo prefeito e sua equipe para desenvolver a região. De acordo com o secretário Severino Avelino, uma das preocupações atuais é a melhoria das estradas para escoamento da produção.


Texto de Saulo José Veloso de Andrade
Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mogeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário