quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ministério Público Federal vai inspecionar açude Coremas-Mãe D`agua

O Ministério Público Federal em Sousa pediu ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) inspeção nos açudes Coremas-Mãe D’água e Engenheiros Ávidos, localizados em Coremas e Cajazeiras. O MPF investiga se os açudes podem ter estruturas comprometidas pelo excesso do volume de água.
O pedido foi feito pela procuradora da República Lívia Maria de Sousa, que recebeu denúncia de que o excesso de água das recentes chuvas estaria comprometendo a capacidade de armazenamento. Também foi informado ao Ministério Público Federal que existe a possibilidade da única ponte que liga a zona rural ao município de Coremas ser destruída pela força das águas, e que a rodovia estaria intransitável devido a buracos e poças de água.
O Dnoc se comprometeu a fazer a inspeção no dia 25 de março, acompanhado por engenheiros do MPF. Uma ação mais imediata será realizada no Açude Engenheiro Ávidos e Coremas-Mãe D’água. O MPF deu prazo de 15 dias para o Dnocs corrigir dois buracos constatados na última inspeção realizada pelo próprio órgão.
O Dnocs comprometeu-se também a, no prazo de 6 meses, firmar convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para realizar estudos geológicos e geofísicos no local da barragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário