sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Morre o jornalista INÁCIO BENTO um dos fundadores da Associação de Imprensa de Patos



Faleceu em João Pessoa o jornalista Inácio Bento da Silva, filho de Adauto Bento (memória) e Elisa Alves, natural de Passagem que chegou a Patos em 1973, objetivando sequenciar seus estudos no Colégio Pedro Aleixo.



Inácio concluiu o curso de Economia na Fundação Francisco Mascarenhas, mas sua grande contribuição acabou sendo como membro efetivo da Imprensa. Em 1976, era fundada em Patos, de forma pioneira, a sucursal do Jornal "A União", tendo na sua pessoa o primeiro servidor, inicialmente como auxiliar administrativo, depois repórter e gerente por 12 anos, interrompidos com a sua transferência para Brasília, onde trabalhou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.



Concluída a sua trajetória na Capital Federal, Inácio Bento regressou a Patos e retomou suas atividades na sucursal do Jornal A União, paralelo a condição de editor de várias revistas históricas e publicitárias, aqui e em outras cidades da Paraíba. Atualmente ele assumia a sub-secretaria de administração do município de Patos. Foi um dos fundadores da Associação de Imprensa de Patos e ainda ajudou a atualização de sua estrutura hoje denominada AISP - Associação de Imprensa do Sertão Paraibano.






Casado com a professora Ilda Peixoto, Inácio Bento deixa dois filhos: Thiago e Elisa, além do neto Lucas, de apenas 10 meses. Como reconhecimento a sua grande contribuição ao desenvolvimento local, Inácio Bento, por iniciativa do então vereador Inácio de Gelo, recebeu o título de cidadania patoense, em solenidade que contou com a presença de inúmeros amigos e autoridades.



Naquele momento, já um tanto quanto debilitado pelo avançar da doença, descoberta a cerca de 4 anos, Inácio Bento fazia praticamente uma despedida. Alguns trechos que selecionamos de sua primorosa mensagem: "Meus irmãos patoenses aqui presentes, padeço da ânsia de querer viver. Por isso, luto todos os dias contra as adversidades mundanas e algumas delas são quase impossíveis de se imaginar. Espero que não conheçam a dor dessa condição, por mais humanos e generosos que sejam. É sabedoria se desprender das ilusões. Mas, tenham certeza que suportarei as minhas aflições e vencerei os meus medos com dignidade. De modo geral, os homens julgam mais com os olhos do que com o tato: todos podem ver, mas poucos são capazes de sentir. Todos vêem nossa aparência, poucos sentem o que realmente somos. Nessa trajetória a descendência foi uma das minhas legendas; a humanidade, uma outra que alcancei, uma vez que o caráter é construído com o tempo. Por meio da humildade reconheci os erros do passado e amparado na decência tentei consertá-los, a tempo de minha comunhão com Deus. Sei e tenho certeza de que o orgulho é o mal que nos consome. São indispensáveis à minha felicidade, os amigos e amados aqui reunidos. Seguirei pleno de contentamento, sabedor de que nada destrói o espírito; nem tampouco a alegria que carregarei comigo, fruto do propósito deste memorável instante".

LUTO - O prefeito de Patos Nabor Wanderley (PMDB), decretou na manhã de hoje (sexta-feira), dia 06 de fevereiro, luto de três dias no município e ponto facultativo na tarde de hoje em todas as repartições públicas municipais. O corpo de Inácio Bento deve chegar em Patos no final da tarde de hoje, ficará em sua residência, localizada na Rua Pedro Firmino. Amanhã (sábado), o corpo será levado para o Centro de Cultura de Patos (na Praça Edivaldo Motta), onde será velado por algumas horas, e depois levado para o Cemitério do Santo Antônio em Patos.



API - Em nota assinada pelo seu presidente, jornalista João Pinto a Associação Paraibana de Imprensa, também registrou sua solidariedade e dor com a perda do jornalista Inácio Bento, eis o teor da nota: " A API – Associação Paraibana de Imprensa comunica com profundo pesar o falecimento do Jornalista Inácio Bento, diretor regional desta entidade na região de Patos, ao tempo em que convida a todos para o seu sepultamento, que ocorrerá neste sábado, dia 07, ás 09 horas, no Cemitério de Santo Antonio, na cidade de Patos.

Sensibilizada com este momento de dor, a diretoria da Associação Paraibana de Imprensa também presta sua solidariedade à família enlutada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário