quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Campanha Ficha Limpa será encerrada hoje em Patos

 

Cerca de 400 pessoas já participaram da Campanha Ficha Limpa, que esta sendo realizada em Patos, com a coordenação da AISP- Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, ONG Juventude Rebelião e o MMCC- Movimento Cursilho de Cristandade. Com um stand instalado ao lado da TELEMAR, a população patoense e de outros municípios sertanejos estão participando ativamente, numa demonstração forte da comunidade pela seriedade na vida pública.

 

A campanha será encerrada nesta quinta feira, dia 27 de agosto. Para ter validade, o cidadão deve comparecer ao local do abaixo-assinado portando Título de Eleitor. A meta da Campanha é colher mais de um milhão e trezentas mil assinaturas que equivalem a 1% do eleitorado em todo o Brasil. Já foram colhidas mais de um milhão e cem mil assinaturas.

 

Dessa forma pede-se o comparecimento de todos os eleitores conscientes para que seja alcançada a meta da campanha. A Campanha Ficha Limpa é um projeto de lei de iniciativa popular garantido pela Constituição Federal, esta campanha tem como objetivo modificar a lei nº. 64 de 18 de maio de 1990, nessa modificação, torna inelegível políticos que tenham sido julgados por crimes graves como, por exemplo: Estupro, tráfico de drogas, desvios de verbas públicas, parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra de decoro, pessoas condenadas por compra de voto ou uso da máquina administrativa.

 

Na modificação, que é a meta da campanha, também se tornariam mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições dentre outros casos. Segundo a Constituição Federal, no âmbito eleitoral deve se aplicar o principio da prevenção, considerando a vida pregressa, ou seja, o passado dos candidatos. Mas a lei atual deixa brechas nesse quesito, por isso a campanha de modificação a lei atual.

 

Foto e texto: Cláudio Paschoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário