terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Garçom: sindicato luta por melhor valorização do profissional e mais respeito por parte dos patrões

Nesta terça-feira, 11 de agosto, é uma data em que se comemora uma das profissões mais populares do país: a de garçom. Também é uma das atividades profissionais mais próximas da cultura popular. O garçom se esmera sempre por um atendimento personalizado, mas, na maioria das vezes, se torna personagem folclórico de bares e restaurantes. Apesar de muita gente adorar a figura do garçom, alguns clientes os maltratam.

“Se tem esse lado positivo da popularidade, ao mesmo tempo a profissão acaba não sendo valorizada, principalmente por parte dos patrões, que insistem em ver e tratar o profissional da área de forma caricaturizada”, avalia o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado da Paraíba (SindHotel), Geraldo Lima. “Os trabalhadores que ganham a vida servindo clientes de bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis, podem até ficar famosos em alguns casos, mas a mídia e a cultura popular acabam contribuindo para a concretização de um rótulo jocoso, e até preconceituoso, da imagem do profissional”.

A atividade exercida pelo garçom, de acordo com Geraldo, precisa ser mais reconhecida. “Se pararmos para analisar, a função dele tem extrema importância no nosso dia-a-dia. O gesto de servir demonstra a capacidade que o ser humano tem de se doar. É isso que o garçom faz diariamente”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário