terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reitor da UFCG discute hoje em Patos a implantação da Universidade Federal do Sertão

A discussão da nova universidade federal, que deverá adotar o nome de Universidade Federal do Sertão da Paraíba, continua em pauta na cidade de Patos. O assunto, depois de debatido em uma audiência pública na Câmara Municipal, estará em evidência nesta terça-feira (18), a partir das 9h, no auditório do campus da UFCG em Patos.

Professores, servidores e alunos, além de segmentos da sociedade, vão analisar, com a presença do reitor da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Thompson Mariz, a viabilidade de criação da nova Instituição de Ensino Superior.

Se o governo federal acenar com a criação dessa nova IES um novo debate estará em pauta: a cidade que sediará a reitoria da nova instituição. A UFCG tem mostrado, através dos pronunciamentos do reitor, “que esse seria um processo democrático”, envolvendo as comunidades e as forças políticas.

Mas o posicionamento de Thompson está sob suspeição por muitos na cidade de Patos. O ar de desconfiança ainda paira sob as pessoas que assistiram uma decisão particular, suprimindo a de uma comissão enviada pelo MEC, em que o reitor preferiu Cajazeiras a Patos.
Depois de criada a nova universidade, o debate iniciará em torno da sede da reitoria. A estrutura do campus de Patos se destaca entre os demais da instituição, pois oferece turmas de mestrado e doutorado e tem, em comparação aos outros campi, um corpo de docentes com mestres, doutores e pós-doutores que também sobressai.

Além da estrutura funcional da instituição em relação aos outros campi, a condição de estrutura da cidade é outro ponto fundamental para que a reitoria da universidade se instale em Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário