quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Segunda etapa de vacinação contra paralisia começa hoje em Patos

A prefeitura municipal de Patos, através da secretaria de saúde, realiza nesta quarta-feira (05), a partir das 9h da manhã, na unidade de Saúde Ioiô Laureano, que fica no Alto da Tubiba, a abertura oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite.

 

A campanha se estende até o dia 22 de agosto, com o objetivo de manter a erradicação da doença em todo o país. A determinação do ministério da saúde é a de que Patos possa atingir os 95% de cobertura o que corresponde a 8. 327 crianças vacinadas de 0 a 5 anos.

 

“A eficácia da vacina é cerca de 90% a 95% dos casos e a 1ª dose já protege de tres tipos de vírus polio, entretanto é necessário que a criança tome as 3 doses recomendadas pelo Ministério da Saúde para ficar totalmente protegida”, alertou o secretário de Saúde Eisenhauer Segundo Brito.

 

O Brasil vem mantendo suas coberturas vacinais e tem alcançado altos índices, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus no país, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais. A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos.

 

A programação da secretaria de saúde ainda comtempla uma carreata pelas principais ruas da cidade, às 15h, com saída da sede da secretaria, no bairro da Brasília com término previsto para o Centro de saúde Maria Marques, no Jatobá.

 

Eisenhauer Segundo disse que a idéia é mobilizar toda a sociedade e conscientizar para a importância da campanha.

 

“Essa carreata percorrerá ainda algumas unidades de saúde da família e teremos a distribuição de picolés, pipocas e bombons, além da presença de ‘zé gotinha’, personagem símbolo de todas as campanhas de vacinação”, confirmou o secretário.

 

Na quarta-feira (12), a secretaria de saúde preparou uma visita coletiva às creches e escolas do município com atendimento volante. O ponto alto da campanha será o dia 22 de agosto, o chamado dia “D”, quando mais de 200 funcionários e voluntários estarão vacinando as crianças de 0 a 5 anos nas 34 unidades de saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário